terça-feira, 24 de abril de 2018

DIA D

Dia 20 de Abril, foi dia de divulgar um pouco mais sobre nosso trabalho e dia de Oficina Especial de Smartphone.






Recentemente o IBGE divulgou que o uso dos smartphones ultrapassou os computadores para acesso à internet no Brasil. Impossível não comemorarmos o rápido avanço da tecnologia nos últimos anos. Ao pensar no quanto evoluiu, chega a ser divertido lembrar que, em 2001, quando o Brasil começou um movimento pela inclusão digital, não havia telas touch, pen drives, wi-fi, 4G e, muito menos, computação em nuvem.





 Programação de softwares e aplicativos era algo para especialistas, e era impensável integrá-la a currículos escolares. Até porque naquele momento os computadores só estavam em 12% das residências brasileiras, e apenas 8,5% deles tinham conexão com a Internet (IBGE). 
O acesso móvel, hoje disponível a 43 milhões de brasileiros (F/Radar 2013), ainda estava engatinhando.



Está claro que um país incluído digitalmente não depende apenas do acesso a ferramentas digitais, mas da capacidade da população de se apropriar dela, de fortalecer os indivíduos para fazer uso consciente e qualificado das tecnologias digitais. 






E é essa visão abrangente que precisamos estimular: a do Empoderamento Digital. Empoderar digitalmente os indivíduos é fomentar uma nova consciência sobre o potencial transformador da tecnologia. Empoderados, eles podem de fato acessar inúmeras oportunidades para criar soluções para problemas sociais, melhorar suas vidas e o coletivo. Alguns exemplos ao alcance de todos são iniciar um blog para expor problemas comuns do bairro, criar um grupo numa rede social para divulgação de atividades culturais e programar um site ou aplicativo para acompanhar políticos eleitos.



A evolução do conceito de inclusão para empoderamento digital aponta para um grande desafio: lutar para que essa visão também esteja presente na concepção de políticas públicas. Precisamos unir esforços com toda a sociedade para que o empoderamento digital seja considerado um elemento fundamental para o desenvolvimento de potencialidades econômicas, sociais e culturais do país. Dessa forma será possível gerar o impacto social esperado para os indivíduos e a construção de uma sociedade mais justa. 

Fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/cotidiano/da-inclusao-ao-empoderamento-digital-pelo-uso-consciente-da-tecnologia-para-impacto-social/110596/


Nenhum comentário:

Postar um comentário